top of page
big_dragonfly20120216-4324-1nxld80.jpg

eventos

cartao 14.jpg

Estudo nº 2

Dança , fotografia e arquitetura

Solo de Beth Bastos

_MG_0264.jpg

AMARIA, Muzambinho - MG

Ensaio fotográfico da estilista Flávia Aranha

instagran.jpg

Núcleo Pausa

Residência artística em dança contemporânea

Orientação de Beth Bastos

P1150234.2986_26.Still004.jpg

A arquitetura é um gesto

Conversa com o arquiteto, crítico e prof. da USP

Guilherme Wisnik

cia-damas-em-transito-e-os-bucaneiros-fo

Damas em trânsito e os Bucaneiros

Companhia de dança

Direção de Alex Ratton

IMG_0740_DxO.jpg

Dr. Lao

Companhia de Atores Independentes

Direção de Antonio Miano

P1140741_DxO.jpg

FLESHION

Dança , moda e temporalidades irregulares

Direção de Thelma Bonavita

Untitled-1.jpg

O que vemos quando olhamos dança?

Temporada de performances

Com Beth Bastos e Núcleo Pausa

a entrega.jpg

A Entrega

Filme de Antonio Miano e Guilherme Pedroso

invisibilidades emergentes 10 2018.jpg

Invisibilidades Emergentes

Coletivo de 15 artistas visuais

Curadoria Audrey Landell

ensaio  Blind Solos.00_00_54_19.Still003

Encontro com Lisa Nelson (USA)

Estudo da percepção dos sentidos

2.jpg

Resistência

Espetáculo de dança e teatro

De Antonio Miano e Gabriela Caraffa

cartaz catalogo alta.jpg

O que te Move

Lançamento do filme

De Antonio Miano e Kiko Ferrite

projetos.

sobre

Casa moderna construída em 1963, foi  idealizada pelo artista plástico italiano Gaetano Miani (1920/2009) e projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Está situada  na região de Santo Amaro, São Paulo, na rua Marechal Deodoro, 10, metrô Alto da Boa Vista

sobre.

A casa Miani, referência da estética brutalista, é citada em  livros de história da arquitetura e nas décadas de 60 a 80 foi estúdio de arte, centro de exposição de arte antiga e contemporânea e ponto de encontro entre artistas e intelectuais da época, como Pietro Maria Bardi, Lina Bo Bardi, Burle Marx e Fernando Millan.

O nome “Instituto Miani” foi criado pela família no início das atividades, quando a hipótese era se tornar um instituto, o que não aconteceu. O nome “Casa Maria Toscano” também foi usado por um coletivo de artistas na mostra Invisibilidades Emergentes, para realçar a invisibilidade feminina na arte e prestar uma homenagem à  esposa de Gaetano Miani. Por último, “Casa Miani” é como o espaço  foi nomeado recentemente.

Com o falecimento de Gaetano Miani em 2009, a família retomou a vocação artística da Casa – que havia sido interrompida quando Gaetano retornou à Itália – e transformou-a em unidade de fomento à arte e cultura, saindo da esfera do particular e indo para o público com eventos gratuitos e abertos de dança, teatro e artes plásticas, promovendo assim um diálogo entre a arquitetura do espaço expositivo e a obra de arte. 
 

fachada beth hor.jpg

A circulação de pessoas de fora da família potencializou o espaço, criou surpresas e vem possibilitando diferentes percursos na produção de arte contemporânea em São Paulo. A Casa Miani, portanto, tem promovido um diálogo entre gerações e correntes artísticas de maneira coerente, abrangendo desde nomes consagrados a jovens em início de carreira, oferecendo apoio a processos de criação.


Além das atividades culturais e artísticas, a Casa possui em seu  acervo as principais obras de Gaetano Miani (cerca de 60 telas, desenhos e 7 esculturas), e uma biblioteca de livros de arte.


 Hoje a Casa Miani  se tornou ponto de encontro entre arquitetos, dançarinos, artistas visuais, músicos, atores de teatro e cinema, estudantes de arte, pessoas comuns, vizinhos e curiosos.

O público, na maioria adulto e com a entrada sempre gratuita, tem demonstrado grande interesse e participação, ultrapassando as expectativas, com um volume grande de visitantes. Torna-se importante ressaltar que em todos os eventos organizados até então na Casa Miani, a demanda superou a capacidade de absorção e as possibilidades de acolhimento com a atual estrutura, o que motivou a participação neste edital. Com a localização dos museus e pontos de cultura situados em sua maioria na região central e oeste da capital paulista, a Casa Miani tornou-se uma referência e um oásis na região de Santo Amaro.

P1120377.jpg
big_dragonfly20120216-4324-1yz7fdc.jpg

Ficha técnica

Nome: Coletivo Cultural Casa Miani

Coordenação: Andre Canada

Curadoria: Beth Bastos

Vídeo e foto: Sandro Miano, Kiko Ferreti e Andre Canada

contato.
selo.jpg

 

Em 2019, a Casa Miani foi reconhecida como Ponto de Cultura da cidade de São Paulo.

Pontos de Cultura são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério da Cultura do Brasil (MinC) e implementados por entidades governamentais ou não governamentais. Visam à realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades.

contato

 

Rua Marechal Deodoro 10 - Metro Alto da Boa Vista

Contato através do email 

bethbastus@terra.com.br

ou pelo telefone

11 99931- 0825 

bottom of page